A vida é um jogo cósmico
- dosdeusesmercado
- 16 de ago. de 2023
- 3 min de leitura
Quando levamos a vida muito a sério, ela começa a perder o sentido.
Dizem que as coisas mais importantes da vida são importantes demais para serem levadas a sério.
Isso indica que, ao não levar a vida tão a sério, podemos ter acesso a uma outra perspectiva sobre ela.
Na minha experiência, as vezes que me pego levando as coisas muito a sério é quando, consequentemente, estou perdendo a diversão e o entusiasmo pela vida. Existe uma relação, mas o que nos ensinam é o contrário.
Ensinam-nos que temos de ser responsáveis, temos de cumprir os nossos deveres, se não fizermos as nossas tarefas há consequências negativas, entre outras programações.
Principalmente essas programações vem do sistema educacional, onde somos condicionados a seguir ordens e cumprir nossos deveres.
Isso então se expande para o trabalho e a "vida adulta". Não estou dizendo que a responsabilidade deve ser evitada, mas coloco a responsabilidade na mesa sem perder a diversão e o entusiasmo pelo que estamos fazendo.
Você pode perguntar "mas e se meu trabalho não for divertido, nem me sentir animado"?
Convido você a mudar sua perspectiva, começar a ver a vida em geral com entusiasmo e alegria, essa atitude vai gerar uma energia que se refletirá em todas as áreas da sua vida, inclusive no trabalho.
Ao mudar a forma como vemos o mundo, o mundo que vemos muda.
Mudar a energia com a qual nos relacionamos com nosso ambiente é fundamental para poder gerar mudanças positivas.
Sem nos aprofundarmos, podemos dizer que tudo é energia (átomos em constante movimento criando o que vemos como matéria). Isso significa que se tudo é energia, seus pensamentos são uma forma de energia.
Então, se mudarmos nossos pensamentos, podemos dizer que mudamos nosso mundo.
Talvez seja a mesma realidade, só que você a percebe de maneira diferente, com olhos diferentes. O que mudou não foi a matéria, mas o observador que a está presenciando.
Em minha experiência pessoal, já estive em lugares maravilhosos e senti ansiedade, tristeza, confusão, etc. Muitas vezes me perguntei "por que sinto isso, estando neste lugar maravilhoso?"
Percebi que não era sobre o lugar em si, mas sobre como eu estava por dentro, percebendo aquele lugar.
Criamos o céu ou o inferno na terra, escolhemos onde colocar nosso foco, que é para onde vai nossa energia.
Então, proponho mudar nossa energia, focando em nossas vidas de forma que possamos valorizar as pequenas coisas. Valorizar o simples é uma ferramenta que nos ajuda a valorizar o que já existe, sem a necessidade de buscar algo externo para nos sentirmos plenos.
Perceber isso foi uma grande ajuda para nós, pois tira o foco do que não temos, para que possamos valorizar o que já temos.
Nossa Saúde, os órgãos, nossas pernas, braços e mãos. Os dedos para poder agarrar este celular no qual estou digitando. Os olhos que me permitem ver e apreciar a beleza da natureza.
E assim, a lista pode continuar nas coisas mais materiais, ter um teto para se proteger e uma cama confortável para dormir. Ter um emprego (que pode não ser o ideal) mas que dá a você a capacidade de financiar sua vida. Ter comida, amigos, família, etc, etc, etc... a lista pode ser infinita de coisas pelas quais agradecer.
Termino com isso, proponho mudar nossa perspectiva, ver a vida de uma forma mais simples, nos libertar das expectativas futuras e simplesmente aproveitar o que está no nosso presente, que é a única coisa que existe.
Gratidão
⁃ seu companheiro cósmico
Commenti